Associação Geisertech Embaixadores Tecnológicos

Optieng premiada com contrato de engenharia para configuração e arranque de sistema DCS para centro de energia em Espanha

Optieng premiada com contrato de engenharia para configuração e arranque de sistema DCS para centro de energia em Espanha

A empresa Optieng alcançou um acordo contratual para a programação, delegação e arranque de um sistema Valmet-DCS para um centro de tratamento de resíduos em San Sebastian, a capital da província de Gipuzkoa, em Basque.

O sistema de controlo para esta central um sistema de base de dados com mais de doze mil pontos para configurar e vários protocolos fieldbus para ligar com os Conversores Multi-Nível Modulares e as ferramentas inteligentes, para assim controlar as duas caldeiras de desperdício e a central de tratamento de RDF.

O sistema Valmet DCS vai controlar e monitorizar o estado de Tratamento mecânico biológico (BMT) tal como duas linhas de incineração de resíduos com uma capacidade anual de toneladas de desperdício municipal.

Para este projeto, a Optieng envia dois engenheiros de software para trabalhar em Gliwice na Polónia, onde o centro de desenvolvimento de software da Valmet está situado.

Esta central vai ser uma das centrais de tratamento de resíduos mais limpas no mundo. Isto irá ser alcançado graças a um conceito de limpeza de gás de combustão com três fases. Na primeira fase, o dióxido de enxofre e outros gases ácidos são separados através de um processo de absorção seca baseado em bicarbonato. A fase seguinte elimina óxidos de nitrogénio usando redução catalítica selectiva. A fase final reduz ao mínimo os restantes poluentes ácidos, assim como os dioxinos e os furanos, através de um processo de absorção de cal baseada em hidrato.

O total do projeto representa um investimento de 217 milhões de Euros.

Clique aqui para regressar ao arquivo de notícias.