Address
Rua 1º Visconde da Granja, Nº4

Work Hours
Segunda a Sexta: 9h - 18h

EPA recebe Menção Honrosa Ilídio Pinho 2017-2018

Decorreu ontem, dia 9 de janeiro, a entrega de Prémios da 15ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. O dia ficou marcado por uma casa cheia de criatividade, partilha e experiência em rede, com a presença de crianças do pré-escolar aos jovens do ensino secundário e profissional.

Entre os 100 projetos selecionados pelo júri nacional para a final do Concurso “Ciência na Escola” 2017/18, da Fundação Ilídio Pinho, o projeto UniTEC_MCS” – Máquina de Corte de Salicórnia-, da Unidade das Tecnologias da Escola Profissional de Aveiro, recebeu MENÇÃO HONROSA.

Considerada já a maior mostra de projetos de natureza cientifico-pedagógica, nas áreas das ciências, dirigida a jovens estudantes, o evento contou com a presença do Sr. Primeiro Ministro, António Costa, do Sr. Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, do Sr. Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do Sr. Secretário de Estado, João Costa, da Sra. Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e de inúmeras personalidades empresariais, políticas, da educação e do ensino superior de Portugal.

UniTEC_MCS”, já foi notícia no Diário de Aveiro, apresentado como um projeto inovador de grande importância para a empresa Horta da Ria, parceira neste tão importante projeto.

O projeto da equipa Sal & Corte da EPA, único no mundo, também não passou despercebido, nesta mostra, ao Sr. Primeiro Ministro, António Costa e ao Sr. Ministro da Educação, Tiago Rodrigues. Foi desenvolvido pelos alunos Rafael Pais, Bruno Garrido, Wilson Silva e Rui Pires, finalistas do Curso Técnico de Manutenção Industrial, com a coordenação do Professor Pedro Carlos, o qual consiste na criação de uma máquina de corte e recolha da planta de salicórnia, sem qualquer recurso a motores elétricos ou de combustão interna; claramente uma solução amiga do ambiente.