Address
Rua 1º Visconde da Granja, Nº4

Work Hours
Segunda a Sexta: 9h - 18h

Lançamento da terceira Semana Europeia da Formação Profissional

De 5 a 9 de novembro de 2018, a Comissão Europeia, em cooperação com a Presidência austríaca, está a organizar a terceira Semana Europeia da Formação Profissional, em Viena, dando continuidade ao êxito das duas primeiras edições.

Sob o lema «Descubra o seu Talento», milhares de jovens em toda a Europa terão a possibilidade de conhecer oportunidades de formação e carreira graças ao ensino e à formação profissional, através de mais de 1 000 eventos que se realizarão em toda a Europa até dezembro de 2018. A iniciativa reúne os prestadores de ensino e formação, as organizações da sociedade civil, as autoridades públicas, as organizações empresariais, os sindicatos e o público em geral, com o objetivo de sensibilizar para os benefícios do ensino e da formação profissionais (EFP).

Marianne Thyssen, Comissária Europeia do Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade dos Trabalhadores, declarou: «Temos o prazer de voltar e vir pelo terceiro ano consecutivo mostrar que o EFP conduz a carreiras interessantes e gratificantes em todos os domínios de atividade — pilotos, realizadores de cinema, técnicos de aeronaves, e muitas outras profissões! Além disso, o EFP e os programas de aprendizagem proporcionam às pessoas as competências adequadas para responder às necessidades do mercado de trabalho do século XXI, pelo que me congratulo por podermos aproveitar esta oportunidade em toda a Europa para apresentar essas vantagens.»

Heinz Faßmann, ministro federal austríaco da Educação, Ciência e Investigação: «A Presidência austríaca congratula-se com a realização da terceira edição da Semana Europeia da Formação Profissional, que terá lugar pela primeira vez fora de Bruxelas. Graças à escolha que os aprendentes podem fazer entre o sistema de aprendizagem dual e o sistema escolar a tempo inteiro, o EFP constitui uma parte muito importante da educação e formação austríaca. A Semana Europeia da Formação Profissional constitui uma oportunidade única para reforçar ainda mais a atratividade do EFP».

«Um bom sistema de EFP que funciona é um fator importante para o desenvolvimento económico. Mas o EFP também proporciona aos jovens uma base estável para carreiras de sucesso. Por conseguinte, o EFP tem de ser promovido e a Semana Europeia da Formação Profissional é um instrumento poderoso nesse sentido. Por isso a presidência austríaca se orgulha de ser o centro da política europeia de EFP durante uma semana!», diz Margarete Schramböck, ministra federal austríaca da Economia Digital e dos Assuntos Económicos.

Ensino e Formação Profissionais: uma escolha inteligente para o futuro

O objetivo da Semana é mostrar que o EFP é uma escolha inteligente tanto para jovens como para adultos, que conduz à excelência na educação, a empregos de elevada qualidade e ao aumento da empregabilidade. Ao fazê-lo, a Semana contribui para a Agenda de Competências para a Europa e para a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Com a Semana Europeia da Formação Profissional, a Comissão Europeia visa sensibilizar para o vasto leque de oportunidades possíveis graças ao EFP, encorajando mais pessoas a participar e a descobrir o que o EFP tem para oferecer. Este ano, o futuro do EFP é também um tema importante da Semana, sendo abordados temas como a digitalização e a internacionalização do EFP.

Fazem parte da campanha os eventos de abertura e as Jornadas dos Empregadores que estão a ser organizados em vários Estados-Membros, a nomeação de 26 embaixadores nacionais e da UE para sensibilizar a opinião pública para a iniciativa, e a atribuição de prémios de excelência em EFP durante a Semana.

A Semana foi organizada com o estreito envolvimento e apoio do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) e a Fundação Europeia para a Formação.

Contexto

Dados principais sobre o ensino profissional na Europa (fonte: Eurostat)

  • De entre os estudantes do ensino secundário superior na Europa, 49 % participam no EFP secundário superior (2016)
  • A taxa de emprego dos recém-diplomados do EFP na Europa é 74,8 % (2017)
  • A percentagem de adultos pouco qualificados diminuiu na Europa de forma constante graças à assistência do Fundo Social Europeu (FSE), mas continua a ser demasiado elevada, com 22,5 % (2017)
  • A educação de adultos conta com uma taxa de 10,9 % da população europeia (2017)

Semana Europeia da Formação Profissional

A primeira edição da Semana Europeia da Formação Profissional teve lugar em 2016. Em 2017, realizou-se a segunda edição, com mais de 1585 atividades organizadas em toda a Europa que chegaram a 1 milhão de pessoas. Os eventos para a terceira edição por país podem ser consultados aqui.

Sobre a Presidência austríaca do Conselho da União Europeia 2018

No seguimento das presidências de 1998 e 2006, a Áustria assumiu pela terceira vez a presidência do Conselho da União Europeia em 1 de julho de 2018.